top of page

Ácidas e Complexas: confira a programação da 1ª Semana Selvagem Abracerva

Atualizado: 31 de ago. de 2023

Associação promove atividades para cervejeiros, apreciadores, profissionais do setor de bares e restaurantes e da indústria cervejeira


por Daniel Navarro

Arte: divulgação

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) realiza na semana da Independência, de 6 a 10 de setembro, a primeira Semana Selvagem. A programação expande as atividades do 1° Encontro Selvagem, congresso pioneiro e inovador sobre cervejas selvagens de 2022.


Para este ano, além do Congresso, a semana inclui o lançamento das cervejas do Projeto Manipueira e a 1ª Feira Selvagem, um encontro de negócios e degustação dedicado a cervejas ácidas complexas do Brasil.


“As cervejas ácidas complexas têm um potencial de carregar e expor a brasilidade em forma da bebida mais querida dos brasileiros. Garrafas que não carregam apenas o líquido, mas também terroir e um conjunto de conhecimentos e culturas que moldaram nosso país", explica o coordenador da Semana Selvagem, Diego Rzatki. "Óbvio, sabemos que o Brasil não começou na Independência, mas existe um simbolismo de formatação da ideia de Brasil que é importante em nossa história”, reforça.


A programação começa na noite de quarta-feira (6), a partir de 16 horas, no Empório Alto Pinheiros (EAP), com o pré-lançamento das cervejas da 1ª safra do Projeto Manipueira Selvagem. Produtores de diversas cidades do Brasil, que se uniram para produzir cervejas fermentadas com microrganismos da mandioca, irão apresentar os resultados de suas criações. A entrada é gratuita e haverá venda das cervejas no local.


Nos dias 7 e 8, quinta e sexta-feira, a Abracerva realiza, com o apoio do Conselho Federal de Química, o evento mais importante da semana, o II Encontro Selvagem. Serão palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do Exterior relacionados ao mercado, dialogando sobre cervejas ácidas complexas brasileiras e sul-americanas. O evento ocorrerá na Cervejaria Tarantino no bairro do Limão. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde também está a programação completa do Encontro.


No sábado, a Abracerva promove a 1ª Feira Selvagem, evento pioneiro no país. A entrada custa R$ 150,00 o primeiro lote e dá direito a provar todos os mais de 70 rótulos de 30 cervejarias do Brasil e do exterior. As cervejarias também farão vendas de garrafas diretamente ao consumidor e os cervejeiros estarão presentes explicando suas obras que podem demorar mais de um ano para ficarem prontas. O evento também será realizado na Tarantino e começa ao meio-dia para profissionais do setor de bares, hotelaria e restaurantes e às 14h para o público em geral. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.


No domingo, dia 10, durante todo o dia, os associados da Abracerva e cervejeiros profissionais do Projeto Manipueira, participaram do Encontro Técnico Selvagem, uma continuidade do 2° Encontro Selvagem, na Trilha Cervejaria. O evento terá presença de cervejeiros do Peru e da Bélgica dando cursos e palestras sobre cervejas ácidas complexas.


Programação:


Dia 6 - ¨Pré-Lançamento da 1ª safra da Manipueira Selvagem;

Local: EAP;

Início 16h;

Entrada franca.


Dias 7 e 8 de setembro - II Encontro Selvagem - 26 atividades: palestras, workshops e mesas de debate;

Local: Cervejaria Tarantino;

Dia inteiro;


Dia 9 - 1ª Feira Selvagem - Degustação e venda direta de 30 produtores;

Local: Cervejaria Tarantino;

Das 14h às 19h;


Dia 10 - II Encontro Técnico Selvagem - Brassagem e aula para cervejeiros profissionais;

Local: Trilha Cervejaria;

Para cervejeiros do Proj. Manipueira e associados Abracerva.


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page