top of page

2ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal acontece nos dias 12 e 13 de outubro

Concurso tem objetivo de divulgar e melhorar a qualidade das cervejas produzidas no Espírito Santo


por Bruno Laurindo

Arte: Divulgação

O mercado de cervejas artesanais no Brasil não para de crescer. Com receitas originais, processos criteriosos, dedicação absoluta dos profissionais envolvidos e a possibilidade de oferecer uma nova experiência aos consumidores, as pequenas cervejarias têm expandido seus negócios e conquistado, cada vez mais, fatias maiores de mercado.


De acordo com o Anuário da Cerveja, divulgado no início de julho deste ano, em 2022 foram inauguradas 180 novas fábricas no Brasil, um crescimento de 11,6% em comparação com 2021. O relatório também mostrou que 722 municípios, 13% do total, já têm suas próprias cervejarias.


O Espírito Santo foi o Estado que mais se destacou nos últimos 4 anos em quantidade de cervejarias artesanais. Segundo o Anuário da Cerveja, os capixabas chegaram a mais de 50 fábricas com registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Entretanto, é importante reforçar que o grande desafio para uma microcervejaria é a melhoria contínua da qualidade da sua cerveja e do processo produtivo.


Sendo assim, a Copa Capixaba de Cerveja Artesanal surgiu com a finalidade de ajudar as cervejarias capixabas a melhorar a qualidade das suas cervejas, bem como premiar as melhores cervejas produzidas no Estado do Espírito Santo.


Este ano a 2ª edição vai acontecer entre os dias 11 e 13 de outubro. O Julgamento do concurso será realizado em Vila Velha e vai receber jurados de várias partes do Brasil para o julgamento das amostras inscritas. A grande novidade será a Festa de Premiação da Cerveja Capixaba, que acontecerá em Vitória no Espaço Espelho D'água do Álvares Cabral, onde serão instalados 60 torneiras com as Cervejas da Copa e Buffet de comidas de boteco tudo All Inclusive e muito Blues e Rock.


A Copa Capixaba de Cerveja Artesanal tem o objetivo de dar maior visibilidade às cervejas produzidas no Estado do Espírito Santo, além de contribuir para o fomento e à melhoria contínua da qualidade das Cervejas Capixabas. A 1ª edição, ocorrida em 2022, foi um sucesso. Na ocasião, foram mais de 500 amostras inscritas e mais de 40 cervejarias participantes.


Para 2023 o concurso reforça dando algumas dicas que podem aumentar as chances de uma cerveja ser premiada, como por exemplo: apresentar um estilo, escolher um sabor, e priorizar o aroma e a aparência.


A realização da Copa Capixaba de Cerveja Artesanal é da Rota Eventos e da Associação das Indústrias de Cervejas Artesanais do Espírito Santo (Aicerva/ES), que já conta com 58 cervejarias capixabas associadas. O apoio é do Sudesteinox e Oxivit Comércio de Gases.


Serviços:


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page