top of page

3ª Copa Cerveja Brasil anuncia as melhores cervejas da região Sudeste

Competição faz parte do Conexão Cerveja Brasil, road show cervejeiro que inclui concurso, congresso e festa de premiação


por Daniel Navarro

Próxima etapa do Conexão Cerveja Brasil acontece entre os dias 17 e 18 de agosto, em Salvador/BA. (foto: divulgação)

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou na noite da última sexta-feira (28), na Cervejaria Fratelli Reggiani, em Vitória (ES), as cervejas premiadas na edição Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil. Cervejarias dos quatro estados da região inscreveram 457 amostras dentre as quais 111 receberam medalhas, conforme avaliação de 27 jurados nacionais e internacionais. Foram 45 medalhas de ouro, 28 medalhas de prata e 38 de bronze.


A cerveja Friburgator Doppelbock, da Cervejaria Pontal, de Nova Friburgo (RJ), ficou com o primeiro prêmio Best of Show. Em segundo lugar os jurados escolheram a Divina Rio Doce, uma South German Kristal Weizen, da cervejaria Divina Beer, de Colatina (ES). Em terceiro na premiação Best of Show ficou a Kalango Premium Lager, uma Bohemian Pilsener, da Cervejaria Kalango. Receberam menção honrosa a Schwarzbier da Cervejaria Brotas Beer, de Brotas (SP) e a Damma, uma Barrel Aged Beer da Cervejaria Aurora, de Venda Nova do Imigrante (ES).


Os prêmios para melhores cervejarias, concedidos para as mais premiadas dentro de suas categorias, ficaram com as Cervejarias Campinas (Campinas - SP), como melhor cervejaria; Três Torres, de João Neiva (ES), na categoria micro cervejaria, para fábricas com volume anual de até 600 mil litros; Três Santas, de Santa Teresa (ES) na categoria melhor Brewpub; e Juan Caloto, de São Paulo capital, como melhor Cigana.


O estilo com mais inscrições entre os 119 representados dentre as amostras foi a American-Style India Pale Ale, com 28 entradas. Dentre os cinco estilos brasileiros previstos no regulamento, houve nove inscrições de Catharina Sour e mais nove de Brazilian Hop Beer, onde o fundamental é a utilização de lúpulo brasileiro sobre um estilo base livre que destaque o lúpulo nacional com equilíbrio.


O Estado com mais inscrições foi São Paulo, com 183 amostras enviadas, seguido pelo estado-sede, Espírito Santo, com 170 cervejas. Ao todo, 102 cervejarias enviaram amostras para serem colocadas à prova pelo corpo de jurados. A lista dos ganhadores pode ser consultada aqui.


“A 3ª Copa Cerveja Brasil mostrou a força do associativismo. As cervejarias artesanais do Brasil podem dizer, com orgulho, que possuem seu próprio concurso, gerido e organizado por sua associação”, comemorou o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Gilberto Tarantino. “Não apenas a Abracerva, mas todo o setor, unido por meio de outras entidades, patrocinadores e apoiadores, tem tornado possível a realização do Conexão Cerveja Brasil, que está apenas começando”, completou.


O Conexão Cerveja Brasil é um road show cervejeiro que será realizado nas cinco regiões do Brasil, agregando entidades, empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores de cerveja artesanal. O projeto é composto por edições regionais do Congresso Cerveja Brasil, da 3ª Copa Cerveja Brasil e festas de premiação abertas ao público.


Próximas Etapas


Após a etapa Sudeste, o Conexão Cerveja Brasil direciona seus olhares para a etapa de Salvador, na edição Nordeste, entre os dias 17 e 18 de agosto. Depois o road show cervejeiro segue para Brasília, em setembro, para a edição Centro-Oeste. Em seguida, Belém, na edição Norte, em outubro. A edição sul acontece em Curitiba, no mês de novembro.


É importante lembrar que uma edição de fechamento da Copa Cerveja Brasil também será realizada em São Paulo, reunindo todas as cervejarias ganhadoras de medalha nas etapas regionais. As premiações na Copa Cerveja Brasil também serão um dos critérios para que as cervejas artesanais possam fazer parte do mix de produtos das lojas da rede eChope, uma das patrocinadoras do projeto.


Os medalhistas de ouro na final recebem inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso cervejeiros do Mundo, que acontece nos EUA.


O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva e conta com o patrocínio da eChope, Abralatas e Cooperativa Agrária. O apoio é da Febracerva e da Sindicerv. A edição sudeste do evento contou ainda com o apoio institucional da AICerva e do Sindibebidas-ES.


Abracerva


A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”.


Links para inscrições e regulamentos para as próximas etapas da 3ª Copa Cerveja Brasil:


Agenda do Conexão Cerveja Brasil 2023:


  • Nordeste - Salvador (BA): 17 a 18 de agosto

  • Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro

  • Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro

  • Sul - Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro

  • Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page