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46% das cervejarias artesanais do Brasil não tiveram lucro em 2022

Atualizado: 7 de jul. de 2023


O trabalho aponta que 46% dos empreendimentos tiveram prejuízo entre receitas e despesas em 2022. (foto: Bruno Laurindo)

Quase metade das cervejarias artesanais do Brasil não registraram lucro em 2022. O dado está presente em pesquisa inédita, realizada pelo Guia da Cerveja, denominada “O Ano de 2022 para as Cervejarias”, que buscou traçar um panorama sobre o cenário da indústria da cerveja artesanal no país. O trabalho aponta que 46% dos empreendimentos tiveram prejuízo ou só empataram as contas entre receitas e despesas no ano passado.


A pesquisa traça um perfil das artesanais brasileiras, abordando localização, porte e volume de produção. Também relata as perspectivas das cervejarias para 2023 a partir de indicadores como dados de vendas. As informações consolidadas do ano de 2022 podem ser acessadas aqui.


“Com esse trabalho, esperamos contribuir para a adoção de ações práticas que ajudem a fomentar o crescimento e a promover melhorias na indústria cervejeira. Acreditamos que a produção e propagação do conhecimento sobre o mercado cervejeiro é um dos pilares do desenvolvimento do setor, podendo pautar seu crescimento”, afirma Leandro Silveira, diretor de conteúdo do Guia.


Apesar de dar luz às dificuldades do setor, o levantamento - que teve o suporte técnico da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (ABRACERVA) - aponta para uma tendência de recuperação: 62% das empresas participantes afirmam que apresentaram crescimento nas vendas de cerveja em 2022 na comparação com 2021. E 81% das cervejarias esperam que o ano de 2023 também seja de crescimento em relação a 2022.


Gilberto Tarantino, presidente da ABRACERVA. (foto: divulgação)

“Conhecemos os desafios e o enorme potencial de nosso segmento. A ABRACERVA atua em favor da cerveja artesanal em diversas frentes e ter uma pesquisa como esta é fundamental para traduzir em números essa realidade para os agentes de mercado e também para reforçar nossa atuação junto ao poder público. É também um norte para nossas frentes de trabalho dedicadas a temas como tributação e sustentabilidade”, afirma Gilberto Tarantino, presidente da ABRACERVA.


A pesquisa, quantitativa, foi realizada por meio de questionário online, com respostas coletadas entre outubro e dezembro de 2022 de 100 donos ou administradores de cervejarias.


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