top of page

ABRACERVA promove Road Show Cervejeiro com concursos, festivais e congressos de Norte a Sul do país

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Entidade firmou parceria com a startup MeuChope que oferecerá até R$ 20 mil em vouchers para cervejarias associadas oferecerem aos pontos de venda na semana que antecede os eventos


por Daniel Navarro

Bruno Medeiros (esquerda), Gilberto Tarantino (centro) e Augusto Sato (direita) - para cada cervejaria artesanal associada à Abracerva, um vouchers de até R$ 20 mil. (foto: Samantha Valladão)

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA) prepara para 2023 o Road Show Cervejeiro, um projeto itinerante com o objetivo de disseminar a cultura cervejeira nas cinco regiões do país. A série de seis eventos, que serão compostos por congressos técnicos, festivais e edições regionais da Copa Cerveja Brasil, terá início em Vitória (ES), na semana de 25 a 29 de julho. O evento de encerramento do Road Show Cervejeiro acontece em São Paulo, em dezembro.


“Assumimos o compromisso de levar cultura cervejeira de Norte a Sul do Brasil, o que é um desafio enorme em um país de dimensões continentais. Por isso, faremos o Road Show, com edições em cada região brasileira, entre maio e outubro deste ano", explica o presidente da ABRACERVA, Gilberto Tarantino. O executivo destaca que os eventos em cada região só serão possíveis graças ao apoio dos núcleos regionais da associação.


"Assumimos o compromisso de levar cultura cervejeira de Norte a Sul do Brasil" [Gilberto Tarantino]

Além de Salvador, estão programadas etapas regionais em Belém, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, que se somam à edição de fechamento em São Paulo. O circuito de técnico, educativo, competitivo e de degustação conta ainda com patrocínio máster da startup MeuChope.


“A MeuChope nasceu com a missão de fomentar e democratizar as Cervejarias Artesanais e encontramos no Road Show da ABRACERVA um projeto já validado e com um propósito nobre de levar a informação e acesso aos quatro cantos do Brasil”, afirma Augusto Sato Co-CEO da startup. “Nessa parceria quem ganha é o todo mercado cervejeiro, principalmente as pequenas cervejarias do Norte e Nordeste que muitas vezes não tem espaço nos eventos cervejeiros nacionais”, completa.


Os congressos incluirão palestras técnicas e de gestão, encontros com representantes do poder público, rodada de negócios e treinamentos para profissionais e empreendedores de cervejarias e pontos de venda, que serão realizados por especialistas das regiões e da ABRACERVA e seus parceiros. O objetivo é difundir cultura e conhecimento sobre cerveja artesanal para consumidores, formadores de opinião.


"A MeuChope nasceu com a missão de fomentar e democratizar as Cervejarias Artesanais (...). Nessa parceria quem ganha é o todo mercado cervejeiro". [Augusto Sato]

O concurso cervejeiro marca a retomada da Copa Cerveja Brasil, agora também com edições regionais. "O novo formato era uma demanda dos nossos associados e traz como vantagens o menor custo logístico e a valorização das identidades regionais", destaca Tarantino. Está prevista uma edição nacional final da Copa Cerveja Brasil em dezembro, na capital paulista, reforçando a tradição que iniciou em Brasília (DF), em 2018 e teve sua segunda edição em Vitória (ES), no ano seguinte, com 700 cervejas inscritas.


Para promover as cervejarias locais, o Road Show Cervejeiro também inclui edições regionais do MeuChope Festival, eventos de degustação para o público. Esta é mais uma parceria com a startup cervejeira e que tem o diferencial de ser um festival todo operado pelo sistema de autosserviço da InTap, o que permite ao consumidor degustar cervejas em pequenas quantidades. Os festivais também irão valorizar a harmonização com a gastronomia local e regional.




As cervejarias que participarem do festival terão como vantagem adicional a possibilidade de oferecer, para os pontos de venda com os quais possuem relacionamento, vouchers de até R$1.000,00 válidos para a primeira compra no MeuChope Marketplace. Cada cervejaria Associada à ABRACERVA vai receber vouchers que podem somar até R$20 mil, com a finalidade de bonificar seus pontos de venda para compras de produtos pelo aplicativo MeuChope Marketplace. A plataforma integra cervejarias com bares, restaurantes, empórios e também com o cliente final, com o objetivo de democratizar a cerveja artesanal.



Agenda nacional


Além do Road Show Cervejeiro, a ABRACERVA tem trabalhado para atuar nacionalmente em prol da cerveja artesanal, com eventos, ações de relacionamento governamental, participação em fóruns e conselhos para discussões em favor do segmento que envolve questões tributárias, ambientais, econômicas, regulatórias, de sustentabilidade e diversidade.



A ABRACERVA também é apoiadora do #ABRAOSTRABALHOS, um hub colaborativo de notícias criado pela MeuChope que irá agregar e compartilhar ações que fomentam as Cervejarias Artesanais. O movimento inclui o site abraostrabalhos.com.br e prevê perfis no Twitter, Instagram, um podcast no Youtube e também no Spotify. O #ABRAOSTRABALHOS fará toda a cobertura do Road Show Cervejeiro.



ABRACERVA


A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A ABRACERVA acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br/ .


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page