top of page

Abracerva realiza 2º Encontro Selvagem em setembro

Evento técnico-científico faz parte da "Semana Selvagem", que inclui também o pré-lançamento do Projeto Manipueira


por Daniel Navarro

Arte: Divulgação

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) realiza na semana de 7 de setembro, em São Paulo, o 2º Encontro do Mundo das Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas.


O evento tem como objetivo ampliar o conhecimento e divulgar o mundo das cervejas selvagens, abrindo espaço para o desenvolvimento dos processos produtivos desta variedade da bebida. O projeto foi vencedor de um Edital de Chamamento Público do Conselho Federal de Química (CFQ), que se tornou o principal apoiador do evento.


"O Encontro Selvagem se destacou por estimular a conexão entre o mercado cervejeiro e os profissionais de Química, criando pontes que possam gerar resultados positivos no mercado de trabalho e também nas áreas de pesquisa e desenvolvimento", explica o coordenador Diego Simão Rzatki.


A parceria com o CFQ viabilizou a participação de pesquisadores e profissionais da área para trazer conhecimento e debater o futuro do mercado. Durante dois dias de congresso serão realizadas 26 atividades, entre palestras, mesas redondas, degustações e workshops, reunindo mais de 50 palestrantes do Brasil e do exterior e promovendo dezenas de horas de conhecimento para o mercado.


“A ideia de reunir os conteúdos técnicos na ‘Semana da Independência’ foi muito feliz, pois começamos a estabelecer, simbolicamente, a independência tecnológica e de identidade para cerveja selvagem brasileira", avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.


Celebrar a brasilidade associada a um evento que não apenas exalta produtos existentes, mas que olha para pesquisa e desenvolvimento de produtos com identidades únicas, também fazem parte de um processo contínuo de consolidação da identidade nacional.


De acordo com o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, o Sistema CFQ/CRQs adota como prioridade o suporte às atividades desempenhadas por profissionais e empresas da Química. Tendo em vista que o setor cervejeiro está em franco crescimento, é natural que o Conselho e as instituições da área construam parcerias como esta.


“O mercado de produção de cervejas, especialmente no segmento das cervejas artesanais, está vivendo um processo de expansão muito rápido. Temos certeza de que o profissional da Química também é responsável por esse crescimento, pois os conhecimentos na área são fundamentais para garantir a qualidade que o produto tem alcançado", reforça Oliveira Filho. "Os profissionais da Química estão por trás ainda do processo de pesquisa e desenvolvimento, colocando a serviço da indústria sua inventividade e competência – tudo para que as cervejas feitas no país sejam cada vez melhores e surpreendam o consumidor”, finaliza o presidente do CFQ.


Transmissão gratuita e outras inovações


Além de ser presencial, a edição deste ano terá transmissão ao vivo gratuita pela Internet, ampliando o alcance de audiência. Outra novidade será a publicação da primeira edição da Revista Selvagem, com artigos escritos pelos palestrantes convidados, que será distribuída gratuitamente em formato digital em três idiomas.


Entre os temas do Encontro e da publicação estão a importância das culturas na construção da identidade nacional e de novos produtos; o resultado de análises genômicas inéditas em processos fermentativos de cervejas selvagens brasileiras; e os estudos sobre o uso de madeiras nacionais em cervejas complexas, incluindo resultados de análises feitas em laboratórios de universidades brasileiras.


“Eu, como Química de formação, fico muito feliz com esta sinergia entre Abracerva e CFQ. Este evento celebra as contribuições que nossa área de conhecimento pode trazer até para as cervejas selvagens, um ramo nichado do meio cervejeiro”, diz a embaixadora Gabriela Lando sobre a importância do evento.


Os ingressos para as atividades do evento já estão sendo vendidos pelo Sympla, onde também está disponível a programação completa do evento.


Serviços:

  • O quê?: 2º Encontro do Mundo das Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas;

  • Quando?: 7 e 8 de setembro;

  • Onde?: Cervejaria Tarantino;

  • Horário: a partir de 8h30;

  • Endereço: Rua Miguel Nelson Bechara, 316 - Limão - São Paulo, SP;

  • Ingressos e programação completa: https://bit.ly/2EMCABS .


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page