top of page

Cerveja Artesanal: do processo de produção ao consumidor final

Atualizado: 16 de jan. de 2023

A receita de uma cerveja artesanal é definida entre a cervejaria e o mestre cervejeiro. São eles os verdadeiros responsáveis por darem uma identidade para esse tipo de bebida, que tem seu processo de fabricação controlado do início ao fim


por Bruno Laurindo

O chope é mais fresco e rico em nutrientes do que a cerveja industrial. (foto: Bruno Laurindo)

Nas cervejarias artesanais a produtividade é independente e em pequena escala, entre 20 e 40 litros por vez. Já a cerveja industrializada é feita dentro de um processo de produção em série e segue um sabor padrão.

Rótulo Lager da Cervejaria Avós. (foto: Bruno Laurindo)

Uma das diferenças entre a cerveja artesanal e a cerveja industrializada pode ser conferida na própria garrafa. A atenção dada, aos mínimos detalhes, das cervejarias artesanais já aparece no rótulo. Ao apreciar uma cerveja desse tipo, compreende-se que houve todo um trabalho para entregar o melhor produto possível ao consumidor final.


Justamente por se preocupar com a essência da bebida e buscar os melhores ingredientes para o cliente, que o produto é consumido na sequência pós-processo de maturação. Neste caso, a cerveja artesanal apresenta uma validade limitada durando em média 15 dias, quando mantida sob refrigeração, ou até 7 dias depois de aberto.


O chope é consumido na sequência pós-processo de maturação

A cerveja industrial, depois de maturada, ainda sofre um processo de pasteurização. Essa técnica é feita para dar vida longa ao produto, entre 5 a 7 meses, e, com isso, atingir o maior número possível de consumidores.



Rótulos produzidos pela Convento Cervejaria, uma das mais tradicionais cervejarias artesanais do Espírito Santo. (foto: Bruno Laurindo)

Chope ou cerveja? A realidade é que o chope, como é oficialmente chamada a cerveja artesanal no Brasil, é mais fresco e rico em nutrientes do que a cerveja industrial. Essa é a verdadeira razão pela qual as pessoas estão descobrindo o prazer de apreciar a cerveja artesanal, visto que consumir um produto com qualidade e história acaba agregando muito mais em suas vidas.


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page