top of page

Cervejarias capixabas conquistam reconhecimento internacional no ‘Brasil Beer Cup 2023’

As cervejas do Espírito Santo brilharam no palco do “Brasil Beer Cup 2023 (BBC)”, evento que celebra a paixão e a excelência da cultura cervejeira. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de sábado (26), em Florianópolis (SC)


Foto: divulgação Instagram

Entre as estrelas dessa edição, a Cervejaria Três Torres (João Neiva) se destacou como a verdadeira campeã, acumulando seis medalhas, distribuídas em três de ouro, duas de prata e uma de bronze, em diferentes categorias de estilos de cerveja (*Confira na lista ao final do texto).


Além das medalhas, a Cervejaria Três Torres foi agraciada com o prêmio “The Best of Show” na categoria “Cerveja Lupulada (Hopped Beer)” com sua extraordinária Hop Lager. Além disso, entrou para o “Top 50 Melhores Cervejarias Brasil Beer Cup” como única representante do Espírito Santo.


O Estado do Espírito Santo como um todo celebrou uma conquista notável, conquistando 13 medalhas, um feito que ressalta a crescente excelência e destreza da cena cervejeira local. As medalhas refletem o compromisso de cervejarias capixabas em produzir cervejas de alta qualidade, que rivalizam com as melhores do país.


Há cerca de duas semanas, a Hop Red Três Torres, ouro no BBC, conquistou a mesma medalha no “South Beer Cup”, no Uruguai, considerada a “Copa Libertadores” das cervejas. Já é a quarta medalha de ouro deste ano. (foto: divulgação Instagram)

Prestes a completar quatro anos em outubro, a Cervejaria Três Torres trilha um caminho notável rumo à excelência cervejeira. Desde a sua criação, em 2019, a cervejaria tem se dedicado à produção de cervejas cujo compromisso é entregar “um produto bem executado e honesto para o nosso cliente, o objetivo principal”, destaca o cervejeiro e sócio administrador do empreendimento, Fabricio Torri.


Fabricio toca os negócios ao lado dos irmãos Wagner e Regina Torri. Ele destaca serem as receitas todas autorais e o trabalho em equipe por trás das produções. E diz receber os prêmios com muita alegria.


“A gente sabe que é difícil ser premiado num mercado tão competitivo, principalmente na região Sul do Brasil. No início deste ano, tivemos conquista expressiva em Blumenau, em outro principal evento nacional. Tudo é fruto de muito trabalho, e os prêmios vêm para nos certificar”.

[ Fabrício Torri]



O Brasil Beer Cup 2023 não foi apenas um concurso de cerveja, mas uma celebração vibrante da cultura cervejeira. Com a participação de 2.034 cervejas, 335 cervejarias e 162 estilos diferentes, o evento se tornou um marco no calendário dos apaixonados por cerveja. Estiveram na disputa 11 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai), sem contar os jurados de 16 diferentes nacionalidades.


A competição não apenas enalteceu as melhores cervejas, mas também introduziu inovações, como o aplicativo “Beer Sensory”, que elevaram o processo de avaliação a um novo patamar, unindo tecnologia e expertise.


Além disso, o “Brasil Beer Cup” revelou os dez estilos mais populares, abrangendo desde as queridas American-Style India Pale Ales até as ousadas Coffee Beers (*Veja abaixo). Santa Catarina brilhou como o Estado mais premiado do Brasil, conquistando 26% das medalhas por estilos.


O evento, liderado por um time de mulheres, mostrou não apenas a excelência cervejeira, mas também a colaboração e a diversidade que tornam a cultura cervejeira uma paixão verdadeiramente global. O Brasil Beer Cup 2023 reafirmou que a busca incessante por sabores inovadores, aprimoramento constante e a dedicação à arte da cerveja estão no cerne dessa comunidade vibrante.


“O Brasil Beer Cup é um evento único para celebrar a diversidade de sabores, estilos e criatividade que a cultura cervejeira tem a oferecer. Estamos unindo nossas forças para criar um espaço inclusivo e inspirador onde cervejeiros, independentemente de seu porte ou origem, possam mostrar seu talento e compartilhar suas paixões”, declarou Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer e idealizadora do BBC.


*Com informações oficiais do evento


Quadro de medalhas das cervejarias capixabas:


Ouro


-Cervejaria Três Torres (João Neiva)

Estilo American-Style Amber Lager

Cerveja Hop Red


-Cervejaria Três Torres

Estilo Contemporary American-Style

Pilsener

Cerveja Hop Lager


-Cervejaria Três Torres

Estilo Juicy or Hazy Strong Pale Ale

Cerveja Acadiana


-Cervejaria Três Santas (Santa Teresa)

Estilo Wood- and Barrel-Aged Beer


-Cervejaria Marlin Azul (Vila Velha)

Estilo Munich-Style Helles

Cerveja Yellow Fin


Prata


-Cervejaria Três Torres

Estilo American-Style Lager

Cerveja Pure Gold


-Cervejaria Três Torres

Estilo American-Style Pale Ale

Cerveja Hops on Malts


-Cervejaria Loveland (Ibatiba/Vila Velha)

Estilo American-Style Stout

Cerveja American Stout


-Cervejaria Loveland

Estilo German-Style Pilsener

Cerveja German Pils


-Cervejaria Divina Beer (Colatina)

Estilo Scottish-Style Heavy Ale

Cerveja Divina Dois Amigos


Bronze


-Cervejaria Pedra Beer (Aracruz)

Estilo Belgian-Style Blond Ale

Cerveja Blond Ale Beer


-Cervejaria Três Torres

Estilo Coffee Beer

Cerveja Jacu


-Cervejaria Casa 107 (Vila Velha)

Estilo American-Style India Pale Lager

Cerveja Hoplager Casa 107


Estilos mais populares


De um total de 162 estilos com inscrições, os de estilos mais populares são:


  • American-Style India Pale Ale (127)

  • American Style Lager (74)

  • American-Style Pale Ale (51)

  • Brazilian Beer - Catharina Sour (51)

  • Wood- and Barrel-Aged Beer (43)

  • Irish-Style Red Ale (40)

  • Session India Pale Ale (40)

  • Juicy or Hazy India Pale Ale (35)

  • International-Style Pilsener (34)

  • Coffee Beer (33)


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page