top of page

Chope ou Chopp?

Atualizado: 16 de jan. de 2023

A palavra Chopp não é registrada no vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras


por Bruno Laurindo

A palavra ‘cerveja artesanal’ vem do linguajar popular para identificar o chope e diferenciá-lo da cerveja industrial. (foto: Bruno Laurindo)

De acordo com a Escola Superior de Cerveja e Malte, a grafia correta é chope. A palavra chopp, embora tenha sua utilização nos cardápios, campanhas publicitárias e parte do nome de cervejas comerciais de grande vendagem nacional, não é registrada no vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras.


Tudo indica que a origem da palavra chopp vem do derivado de Schoppen, palavra alemã que traduzida pelos dicionários modernos significa: ‘quartilho’ ou ‘caneca de cerveja’. Portanto, a palavra chopp não existe oficialmente no idioma português e tecnicamente o correto é escrever chope. Torna-se importante lembrar que em francês a palavra chope também significa ‘caneca de cerveja’ e tem a mesma escrita adotada na Língua Portuguesa.



A palavra ‘cerveja artesanal’ vem do linguajar popular para identificar o chope e diferenciá-lo da ‘cerveja industrial’, aquela que passou pelo processo de pasteurização e que é facilmente encontrada nas prateleiras dos mercados.


Chope ou cerveja? A realidade é que o chope é mais fresco e rico em nutrientes do que a cerveja industrial. A ‘cerveja industrial’ sofre o processo de pasteurização justamente para durar mais tempo, ou seja, ter vida longa com duração de 5 a 7 meses. Tal processo faz com que ela atinja o maior número possível de consumidores. No entanto, uma vez pasteurizada, a cerveja morre, perdendo todo o frescor e nutrientes, tornando-se só mais uma bebida nas prateleiras mundo afora.


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page