top of page

1ª Conferência Internacional abre Semana da Cerveja Brasileira em Blumenau

Atualizado: 7 de abr. de 2023

A Semana da Cerveja vai até o dia 11 de março. (foto: Bruno Laurindo)

A Semana da Cerveja Brasileira começou no último domingo (05/03) na cidade de Blumenau. Este ano o evento teve início com a 1ª Conferência Internacional de Concursos de Cervejas. A solenidade aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Blumenau e reuniu representantes de países da Itália, Colômbia, México, Bélgica, Japão, Alemanha, Argentina, Polônia e Paraguai. A reunião na cidade catarinense foi marcada pela criação da Federação Mundial de Concursos Cervejeiros (International Beer Competitions Federation - FICC).


A discussão teve a finalidade de implantar um padrão de excelência, uniformidade e confiabilidade destes concursos, além da inclusão de políticas conjuntas que contemplam distribuição, exportação e divulgação em comum.


Almir Vieira - presidente do Plenário da Câmara dos Vereadores de Blumenau. (foto: Bruno Laurindo)

De acordo com o vereador Almir Vieira, presidente do Plenário da Câmara, a cerveja vem levando Blumenau a nível mundial. "Para nós é muito importante poder divulgar esse trabalho, pois traz o turismo para a cidade que é considerada a capital nacional da cerveja", disse. "A partir daí, a cerveja deixa de ser somente um líquido e passa ser uma coisa de empreendedorismo, abrindo espaço para várias pessoas poderem trabalhar e estudar”, reforça. “Tal propósito traz a diversidade e a inclusão, oferecendo oportunidades para que pessoas com deficiências trabalhem, por exemplo, como juradas, tendo a chance de levar para o mundo a experiência vivida no mercado cervejeiro", lembra Vieira.


Com a finalidade de trocar informações sobre o mundo cervejeiro, a Conferência Internacional também teve o objetivo de fomentar ainda mais o mercado, fortalecendo a democratização da cerveja. “A democratização da cerveja é muito importante no mercado brasileiro. Isso precisa continuar com a ajuda de toda a comunidade - as cervejarias, a indústria, e o comércio”, explica Develon da Rocha, presidente ABLUTEC, organizadora da Semana da Cerveja Brasileira. “A gente sabe que o trabalho não pode parar. Os números do concurso, que vai acontecer entre os dia 06 e 08 de março , provam isso: de 27 estados brasileiros, 26 enviaram amostras de cervejas. Ou seja, as cervejarias estão se profissionalizando cada vez mais”, finaliza Rocha.


Créditos: Jean Anjo | Parceria: Pedro Jordan

Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page