top of page

Conexão Cerveja Brasil


Cada etapa vai avaliar as cervejas artesanais locais. (Arte: Malte Marketing Cervejeiro)

2023 ainda promete muitas emoções para a comunidade cervejeira artesanal. Entre os dias 25 e 30 de julho, Vitória (ES) recebe a primeira etapa do Conexão Cerveja Brasil - roadshow cervejeiro promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), que tem a finalidade de percorrer as cinco regiões do país. O projeto tem a parceria da MeuChope - maior plataforma de fomento e democratização de cerveja artesanal do Brasil.


De acordo com a ABRACERVA, o Conexão Cerveja Brasil vai compor a 3ª edição da Copa Cerveja Brasil, o Congresso Cerveja Brasil e a 2ª edição do MeuChope Festival, que além de muita cerveja artesanal, promete oferecer também operações de comida e shows ao vivo.


Além do sudeste, estão programadas as etapas nordeste, em Salvador (BA); Centro-Oeste, em Brasília (DF); Norte, em Belém (PA); e Sul, em Curitiba (PR). Também vai fazer parte do Conexão Cerveja Brasil uma edição de fechamento na cidade de São Paulo (SP).

“A valorização das regiões do Brasil é fundamental para entendermos e respeitarmos a diversidade cultural e geográfica do nosso país”, lembra Gilberto Tarantino, presidente da ABRACERVA.


É a primeira vez que uma competição nacional ganha edições regionais. Cada etapa vai avaliar as cervejas artesanais locais. A etapa de Vitória, por exemplo, terá avaliação só das cervejas artesanais produzidas no sudeste. Tal formato tem a finalidade de fomentar a cena cervejeira nas capitais e promover a regionalidade, fortalecendo, cada vez mais, a cultura cervejeira de Norte a Sul do Brasil.


Para Giba Tarantino, as competições regionais trarão uma avaliação mais justa e equilibrada. “Acredito que as etapas regionais podem facilitar a logística e reduzir os custos do concurso, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de participar”, finaliza o empresário.





A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 microcervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. Já a MeuChope é a maior plataforma de fomento e democratização de cerveja artesanal do Brasil. A startup tem o objetivo de fomentar, cada vez mais, o mercado cervejeiro artesanal, levando o chope artesanal a lugares onde até então o consumidor final não tem acesso.


Links para inscrições e regulamentos de cada etapa:



Agenda 2023:

  • Sudeste - Vitória (ES): 25 a 30 de julho

  • Nordeste - Salvador (BA): 16 a 20 de agosto (nova data)

  • Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro

  • Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro

  • Sul - Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro

  • Final em São Paulo: 5 a 10 de dezembro


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page