top of page

Copa Paulista premia melhores rótulos e cervejarias do estado

Cerimônia foi realizada durante o Craft Beer, evento promovido pelo Polo Cervejeiro da Acirp


Foto: Fábrica de Retratos

A Copa Paulista de Cerveja premiou no último sábado (09) os melhores rótulos e fábricas do estado de São Paulo durante o festival Craft Beer 2023, evento promovido pelo Polo Cervejeiro da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).


Os julgamentos do concurso, realizados por um grupo de especialistas, ocorreram nos dias 7 e 8 de setembro, no Hotel JP. A ribeirão-pretana Walfänger foi eleita a melhor cervejaria do ano. O segundo lugar ficou com a Brotas Beer, de Brotas; e a terceira colocação foi para a BR Brew, de Sertãozinho. Este ano, a Copa incluiu também premiações para cervejeiros caseiros.


Na disputa profissional, conquistaram o primeiro lugar em suas categorias as cervejas Quincas Laura (Cervejaria Quincas); Brotas Beer Schwarzbier (Brotas Beer); Sangue no Zóio (Br Brew); Pacific IPA (Cervejaria Amarillo); Saporra (Cervejaria Base); Open Market (Cervejaria Lote); Sacramalte Tripel (Sacramalte); Arkangel Raquel (Arkangel Beer); St. Patricks Old Ale (Brew Center); Marés Carranca Jabuticaba e Amora (Cervejaria Marés); Brotas Beer Coffee Larger (Brotas Beer); Walfänger Helles Kellerbier (Walfänger); Quad (Destiny Brew Co.); Barnia Dark Sour (Barnia Cervejaria); Fredericia Bock (Fredericia); Goose and Mermaids #2 (Goose Island); Guerreira Ruiva (Brewtos’s); Odisseia Vira-Lata 10 anos de Landel (Cervejaria Landel); Burgman Stout (Burgman); Fredericia Vienna Lager (Fredericia) e St. Patrick´s Old Ale (Brew Center).


Craft Beer Ribeirão 2023


Com 10 horas de música e 80 rótulos de bebidas artesanais da melhor qualidade, a edição deste ano do festival foi realizada na Arena Eurobike. A programação trouxe apresentações de bandas e artistas como Ameslare, Maracatu Chapéu de Sol, Banda Balaco, Cacarecos, Bon Jovi Cover e DJ Le Nogueira.


Homenagens


O Craft Beer trouxe também o reconhecimento de dois grandes nomes da produção cervejeira local, que transformaram Ribeirão Preto em um polo nacional da bebida. Augusto Balieiro, fundador da cervejaria Walfänger falecido em 2022 aos 65 anos, foi um dos homenageados.


Atuante no Polo Cervejeiro, Balieiro trabalhou pelo reconhecimento do APL (Arranjo Produtivo Local) da Cerveja Artesanal de Ribeirão Preto. O polo é um dos 21 núcleos setoriais ou multissetoriais do Programa Empreender da Acirp. São integrantes do núcleo as empresas Alquimia Cervejaria, BR Brew, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Cervejaria Walfänger, Weird Barrel Brewing Co., Wolfes Bier, Pata da Onça e Sales Bier.


O outro homenageado foi o carioca Marcelo Carneiro, fundador da cervejaria Colorado, uma das microcervejarias pioneiras no Brasil, que produziu a primeira IPA nacional. Carneiro instalou-se na “Capital do Chope” em 1996 com um equipamento que precisou importar dos Estados Unidos, de onde trouxe ainda um mestre cervejeiro.


Também pioneiro do Polo Cervejeiro, Carneiro é uma referência para o mercado de cerveja nacional, tendo agregado ingredientes brasileiros em suas receitas. Grande incentivador e apoiador do movimento homebrewer, o empresário foi peça fundamental para manter ininterruptos os mais de 130 anos da história cervejeira de Ribeirão Preto.


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page