top of page

Estabelecimento Cervejeiros no Brasil

Atualizado: 1 de fev. de 2023

Levantamento revela que produções informais e independentes tiveram aumento nas contratações


100% dos Brewpub’s brasileiros empregam até 10 colaboradores em seus estabelecimentos. (foto: Bruno Laurindo)

137.713 foi a quantidade de habitantes para cada cervejaria registrada no Brasil em 2021. Os números representam um aumento da densidade cervejeira no país, que em 2020 era de 153 mil habitantes para cada estabelecimento; foi o que revelou o Anuário da Cerveja. Este aumento mantém o crescimento em relação a 2019, quando havia uma cervejaria para cada 174 mil habitantes.


Em relação ao emprego, um levantamento feito pelo do 2° Censo Cervejarias Independentes Brasileiras, também divulgado no ano passado, mostrou que as pequenas cervejarias obtiveram um aumento na contratação de empregados. Isso explica o quanto o segmento está consolidado e contribuindo para a economia do país.


Uma pesquisa quantitativa por meio de formulário online, feita entre maio e setembro de 2022, com 2.264 representantes de empresas de CNPJ da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), produtores informais (Brewpub) e de produções independentes (Produção Cigana), revelou que 46% dos participantes não possuem empregados. Por outro lado, 54% das empresas informaram possuir vínculos empregatícios nas etapas de operação.


  • 76% dos representantes de Fábricas Próprias disseram que possuem entre 1 a 10 colaboradores; 18% relataram que empregam de 11 a 30 pessoas; e 4% revelaram que possuem entre 31 a 75 funcionários.


  • Na Produção Cigana, 80% disseram que empregam de 1 a até 10 pessoas.


  • 100% dos dos participantes que possuem Brewpub’s informaram que também empregam de 1 a 10 colaboradores em seus estabelecimentos.


Gráfico - Sebrae e ABRACERVA: 2º Censo Cervejarias Independentes Brasileiras (2021)

O setor cervejeiro é um dos mais tradicionais do Brasil. Segundo dados do MAPA, o país é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo. Em uma cadeia que vai do agronegócio ao pequeno varejo, este setor passa pelos principais mercados como embala­gens, logística, maquinário, construção civil, entre outros.



Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page