top of page

IPA Day Brasil entra para calendário oficial de Ribeirão Preto/SP

Criado em 2012, festival cervejeiro está na décima edição é o maior do mundo dedicado ao estilo India Pale Ale


*Agência oficial IPA Day Brasil

Este ano a celebração acontecerá no primeiro sábado de novembro. (foto: divulgação)

O festival IPA Day Brasil reforçou, na última terça-feira, 27, seu lugar de evento cervejeiro mais tradicional de Ribeirão Preto/SP. A Câmara Municipal da cidade aprovou, em votação unânime, o projeto de Lei (nº 74/2023) de autoria do vereador Marcos Papa, que instituiu e incluiu no calendário de datas e eventos do município o “IPA Day Brasil”.


De acordo com o resultado da votação, agora a data oficial do IPA Day Brasil vai passar a ser celebrada anualmente no primeiro ou segundo sábado de novembro. Tal escolha tem a finalidade de reforçar a cidade de Ribeirão Preto como referência no mercado de cervejas artesanais, além de mostrar a sua vocação como destino turístico e seu papel na difusão da cultura cervejeira por meio do estilo mais referido pelos amantes da bebida.


“Desde a primeira edição, o espírito do IPA Day sempre foi ser uma confraternização dos amantes do estilo e um momento para apresentar tendências em insumos, lúpulos, tecnologias e novos sub estilos que estão surgindo no mundo”, afirma Rafa Moschetta, organizador do festival.


Segundo Moschetta, o IPA Day tem ajudado a escrever a história da cerveja artesanal no Brasil e principalmente das IPAs. “Quando fizemos a primeira edição e reunimos 10 rótulos diferentes, isso representava praticamente todas as IPAs comerciais disponíveis no mercado”, lembra. “Atualmente, temos milhares de IPAs registradas no Brasil, o que mostra o longo caminho que percorremos". ressalta o organizador.


Estilo preferido


Nos Estados Unidos, maior mercado de cervejas artesanais no mundo, mais de 40% das artesanais vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, de acordo com os dados da pesquisa realizada pelo podcast Surra de Lúpulo, com mais de 4.300 internautas, as IPAs são o estilo de consumo recorrente de mais de 70% de quem prefere cerveja artesanal.


As IPAs são marcadas principalmente pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor, aromas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas.


Denominado assim pela primeira vez no final do século XVIII, em referência às cervejas mais fortes, alcoólicas e amargas que suportavam as longas viagens entre Londres e sua colônia na Ásia, as India Pale Ales são hoje um dos estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Não faltam variações desde a tradicional English IPA até outras como West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, e muitas outras.



Serviços

  • O quê?: IPA Day Brasil;

  • Onde?: Quintalinda Espaço para Eventos;

  • Quando?: 04 de novembro de 2023;

  • Endereço?: Rodovia Anhanguera, Km 303 - Ribeirão Preto – SP;

  • Ingresso 1º Lote - R$ 210,00;

  • Ingresso Beer Geek (º Lote) - R$ 260,00.


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page