top of page

IPA Day SP celebra o estilo de cerveja preferido dos amantes do lúpulo

Festival em estilo open bar vai reunir, no próximo sábado, 28 rótulos de India Pale Ale e seus subestilos, incluindo 13 receitas inéditas


Daniel Navarro

Foto: Divulgação

Neste sábado, o5 de agosto, a cidade de São Paulo vai receber a 3ª edição do IPA Day SP, festival em estilo open bar que homenageia o estilo de cerveja carregado de amargor, aromas, sabores, história e inovação. O evento, que será realizado a partir das 14 horas, na Cervejaria Tarantino, no Limão, vai reunir 28 rótulos diferentes de India Pale Ale e seus subestilos, totalizando 20 cervejarias consagradas e estreantes e 13 receitas inéditas.


"Este ano escolhemos as cervejarias mesclando algumas das que possuem os mais icônicos rótulos de IPA no Estado com algumas que são inéditas", adianta Rafa Moschetta, organizador do festival.


Outro diferencial da edição 2023 é que os próprios cervejeiros escolheram os rótulos que gostariam de apresentar, trazendo novidades com relação a ingredientes, receitas exclusivas e produtos muito mais frescos para atender os ‘hopheads’.


A estratégia deixou o line-up mais potente, com cada cervejaria buscando se destacar dentre tantos rótulos. Estilos mais intensos, como Double IPA, Imperial IPA e Double NEIPAs ganharam mais espaço e a média de teor alcoólico do festival subiu para 7%. E não para por aí: seis rótulos superam os 8,5% de ABV (Alcohol by Volume ou álcool por volume, em bom português), chegando até 9%.


Segundo a pesquisa “Retrato dos Consumidores de Cerveja 2022”, que ouviu 4.388 pessoas em todos os estados do Brasil, as IPAs são o estilo consumido com mais frequência por 71,79% dos entrevistados. A segunda colocada foi a Pilsen, consumida com recorrência por 32,60% dos respondentes.


Nos Estados Unidos, maior mercado consumidor de artesanais no mundo, mais de 40% das cervejas vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do País.


O IPA Day SP reflete de diversas formas o estilo urbano da capital. Este ano, o tradicional “copinho de vidro de geleia”, que a cada edição recebe o layout um artista gráfico, será estampado com a street art de Fabio Does (@does_hdv), grafiteiro wildstyle de Santo André com obras realizadas em 22 países. Does também estará criando ao vivo um novo painel na cervejaria Tarantino em parceria com a mineira Dninja (@dninja_bichocoisa) e a artista visual Mariana Calle (@mrncalle), da capital.


Foto: Divulgação

Na área de alimentação, opções de origem street food estarão presentes com o Kansas BBQ (@kansas.bbq), de carnes e burguers; Amendo Bento (@amendobento), com amendoim torrado artesanal; ÔÔÔDog, hot dogs de verdade (@ooodoghotdog); Juanito's, empanadas artesanais (@juanitosempanadas); hamburgueria árabe SoukBurguer (@soukburguer) e os choripãs da Chimi (@chimichoripanes).


As atrações musicais também foram selecionadas entre os artistas que se apresentam nas ruas da cidade e incluem a banda estilo dixieland, Cucamonga (@bandacucamonga); Zona Western Band (@zonawesternband), com seu estilo outlaw country; o bluesman Elzo Henschell (@elzo_henschell), os roqueiros da Mother Trouble (@mother_trouble), além da dupla Berilo (@thisisberilo), de stoner rock, que vai direto de Uberlândia (MG) para São Paulo.


Cervejarias


20 cervejarias vão participar do IPa Day SP, são elas:



Serviços:


  • O quê?: IPA Day SP;

  • Quando?: 05 de agosto;

  • Onde?: Cervejaria Tarantino;

  • Horário: 14h às 22h;

  • Endereço: R. Miguel Nelson Bechara, 316 - Limão, São Paulo – SP;

  • Ingressos 2º Lote: R$249,00;

  • Ingresso Beer Geek: R$ 310,00 (dá direito a acesso ao festival 1h antes, a partir das 13h);


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page