top of page

Mani Kuãi: cerveja de mandioca vai representar ES na Semana Selvagem em São Paulo

Com uma produção singular, essa “wild beer” utiliza a mandioca como um dos insumos e a manipueira, como é conhecido o caldo extraído do tubérculo, para coletar os microrganismos locais das Montanhas Capixabas


Foto: Divulgação

A Semana Selvagem da Abracerva, de 06 a 10 de setembro, na Tarantino Cervejaria, em São Paulo (SP), terá como única cerveja representante do Espírito Santo a Mani Kuãi, uma collab entre as cervejarias Piwo e Aurora, de Venda Nova do Imigrante, com a Botânica Fermentaria.


Com uma produção singular, essa “wild beer” utiliza a mandioca como um dos insumos e a manipueira, como é conhecido o caldo extraído do tubérculo, para coletar os microrganismos locais das Montanhas Capixabas.


A cerveja é fermentada durante um ano em barris de carvalho francês, resultando em uma bebida elegante, seca e bem carbonatada, com nuances cítricas de frutas amarelas, como carambola, e um toque amadeirado proveniente do barril. Tem 10 de amargor e 6,8% de teor alcoólico. A exclusiva Mani Kuãi pode ser encontrada em garrafa no Jardim da Piwo Cervejaria Rural e na loja virtual e na Cervejaria Aurora.


2ª edição


A Semana Selvagem, que expande as atividades do pioneiro Encontro Selvagem, realizado em 2022, apresentará o lançamento da 1ª Colheita do Projeto Manipueira Selvagem, um projeto que reúne produtores de diversas cidades do Brasil para criar cervejas fermentadas com microrganismos de mandioca.


A programação inclui o 2º Wild Meeting (2º Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas), que contará com conferências, cursos e mesas-redondas com especialistas do Brasil e do exterior, todos focados em discutir as complexas cervejas ácidas brasileiras e sul-americanas. O encontro conta com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ).


“Essas cervejas ácidas complexas têm o potencial de carregar e expressar a brasilidade na forma da bebida mais querida dos brasileiros. Garrafas que não apenas carregam o líquido, mas também o terroir e um conjunto de conhecimentos e culturas que moldaram nosso país", explica o coordenador da Semana Selvagem, Diego Rzatki. "Claro, sabemos que o Brasil não começou na Independência, mas há um simbolismo em moldar a ideia do Brasil que é importante em nossa história”, finaliza.


Dentre as atividades planejadas, destaca-se o Curso Avançado de Análise de Cervejas Ácidas Complexas, projetado para capacitar sommeliers e produtores na análise dessa categoria de cervejas.


Além disso, a 1ª Feira Selvagem promete ser um evento único no cenário das cervejas no Brasil, proporcionando aos participantes a oportunidade de degustar mais de 70 rótulos de mais de 25 cervejarias artesanais de todo o país. Essa feira trará à tona a brasilidade expressa através do terroir de cada produtor, com a chance de comprar diretamente dos fabricantes.


Para degustar as cervejas, os participantes receberão um copo personalizado com a temática da 1ª Feira Selvagem. As amostras terão aproximadamente 40 ml, permitindo que todos tenham a oportunidade de experimentar o máximo possível de rótulos.


Público-alvo:


Sommeliers de cerveja, principalmente juízes de concursos cervejeiros;

Sommeliers de outras bebidas que atuam no mercado gastronômico, de hospitalidade e em atividades relacionadas;

Produtores de cervejas ácidas complexas.


Programação:


  • 06/09 — Lançamento da 1ª Colheita de Manipueira Selvagem, cerveja selvagem do Projeto Manipueira da Abracerva — no EAP — Início às 16h, entrada gratuita.


  • 07 e 08/09–2º Encontro Selvagem — Segunda edição do Encontro do Mundo de Cervejas Ácidas Complexas Brasileiras e Sul-Americanas. 26 atividades entre conferências, workshops e mesas de discussão sobre cervejas ácidas complexas. Local: Tarantino Brewery. Dia completo. Ingressos presenciais limitados no Sympla. Garanta o seu!


  • 09/09–1ª Feira Selvagem — festival sem precedentes no Brasil de cervejas ácidas complexas. Mais de 25 cervejarias e mais de 70 rótulos. Degustação, contato com cervejeiros e venda de garrafas diretamente com o produtor. Das 14h às 19h. Local: Tarantino Cervejaria.



Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page