top of page

Mesa ao Vivo Rio: Cozinha Show

Atualizado: 7 de abr. de 2023


Deck localizado no piso L3 do shopping VillageMall. (foto: Bruno Laurindo)

O último fim de semana, 18 e 19 de março, foi de muita gastronomia e cerveja artesanal no Shopping VillageMall na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O evento Mesa ao Vivo, promovido pelo Mundo Mesa em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA) e patrocínio da MeuChope, levou especialistas e apaixonados por gastronomia a conhecerem um pouco mais da cerveja artesanal. A festividade marcou a abertura das comemorações de 20 Anos da Revista Prazeres da Mesa.


Quinze cervejarias cariocas participaram da feira gastronômica Farofa do Brasil, que aconteceu no Deck do Village Mall (Piso L3). O público que foi até o local encontrou, além da cerveja artesanal, produtos gourmet, vinhos, drinques, comida e música ao vivo. O Mesa ao Vivo também apresentou mais dois eventos. O Cozinha Show (piso L1), que ofereceu aulas gratuitas em tempo real com mais de 20 chefs especialistas no assunto; e o Lounge MultiVocê (piso L3), com degustações e harmonizações.


Mas afinal, cerveja artesanal é uma bebida ideal para uma harmonização perfeita? Ela combina ou não na hora da degustação? O #ABRAOSTRABALHOS ouviu chefs de cozinha e sommelièrs de cerveja, que deram opiniões parecidas sobre o assunto.


A sommelièr Priscilla Colares, coordenadora no núcleo de sommelieria da ABRACERVA, guiou as harmonizações para as criações de Bianca Barbosa e Rodrigo Galvão. Na aula “quitutes, afetos e movimentos: das raízes dos ingredientes à inovação da experiência", Pri Colares lembrou que a cerveja artesanal também combina com pratos gourmet. "A gente acredita muito que cerveja também é gastronomia. A gente acredita no potencial dela para estar em lugares onde há comida gotosa", disse.


A sommelièr apresentou a cerveja artesanal Manguinhos - uma Munich Dunkel (lager maltada escura) originária da Alemanha - produzida em Búzios, região litorânea do Rio, para harmonizar com língua de boi defumada apresentada pelos chefs Bianca e Rodrigo.



"A cerveja harmonizou muito bem com a língua (...). É legal quando as coisas casam a ponto de ter um terço do sabor, das pessoas se empolgarem (...). E a Cerveja é o que as pessoas gostam de beber no Rio de Janeiro", declarou a chef Bianca Barbosa.




Construção de Sabores


Piso L1 do VillageMall. O local recebeu nos dias 18 e 19 de março o 'Cozinha Show', evento com aulas gratuitas em tempo real. (foto: Bruno Laurindo)

A receita de uma cerveja artesanal é definida entre a cervejaria e o mestre cervejeiro. Eles são os verdadeiros responsáveis por darem uma identidade para esse tipo de bebida, que tem seu processo de fabricação controlado do início ao fim.


Diante disso, a cerveja artesanal tem suas vantagens. Ela possui identidade própria por meio de seus rótulos que carregam histórias, mensagens e receitas. Possui ingredientes nobres devido aos detalhes somados a um cuidadoso processo de fabricação. Além de possibilitar a adição de temperos na formulação das receitas e sabores.


A partir daí, percebe-se que comida e cerveja artesanal tem algo em comum, não é verdade? Ambas precisam de cuidados e atenção na hora da criação, além de combinarem muito em um momento de harmonização. Mas será mesmo que a cerveja artesanal combina com todos os pratos? O chefe cozinheiro Jimmy Ogro acredita que sim. "Vou te falar que qualquer prato! É você entender o que constrói o sabor daquele prato, se ele é ácido e o que ele tem de acidez, de doçura e amargor", afirmou.


Em um bate papo descontraído para o #ABRAOSTRABALHOS sobre 'construção de sabores', Jimmy Ogro, que também é jornalista e apresentador, deu dicas de uma harmonização perfeita entre comida e cerveja artesanal. Entrevista completa também no YouTube.



A Chef de cozinha Roberta Sudbrack também deu sua opinião sobre comida e cerveja. Para Sudbrack, a combinação depende do gosto de cada um. "Quanto mais qualidade tiver o produto, quanto mais qualidade tiver a cerveja, quanto mais você conhecer a procedência do produto, quanto mais você conhecer a procedência da cerveja, os dois vão se casar melhor, conversar melhor e vão criar essa junção de sabores e saberes", finalizou a chef. Entrevista completa também no YouTube.



GALERIA



Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page