top of page

Mesa ao Vivo Rio: Farofa do Brasil

Atualizado: 9 de abr. de 2023


Deck localizado no piso L3 do shopping VillageMall. Com entrada gratuita, o local recebeu, nos dias 18 e 19 de março, o evento Farofa do Brasil. (foto: Bruno Laurindo)

O último fim de semana foi de muita gastronomia e cerveja artesanal no Shopping VillageMall na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O evento Mesa ao Vivo, promovido pelo Mundo Mesa em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA) e patrocínio da MeuChope, levou especialistas e apaixonados por gastronomia a conhecerem um pouco mais da cerveja artesanal. A festividade marcou a abertura das comemorações de 20 Anos da Revista Prazeres da Mesa.



"Estamos lançando um pacote de incentivo de R$ 5 milhões em vouchers para fomentar o mercado Cervejeiro Artesanal". - Augusto Sato (foto: Bruno Laurindo)

"Queremos fazer com que o App MeuChope Marketplace seja o principal aliado dos estabelecimentos para redução de custos com taxa 0% e para aumentar seu mix de produtos com cervejarias locais.”, lembrou o CO-CEO da MeuChope, Augusto Sato.


O público que foi até o local encontrou, além da cerveja artesanal, produtos gourmet, vinhos, drinques, comida e música ao vivo. O Mesa ao Vivo também apresentou mais dois eventos. O Cozinha Show (piso L1), que ofereceu aulas gratuitas em tempo real com mais de 20 chefs especialistas no assunto; e o Lounge MultiVocê (piso L3), com degustações e harmonizações.


"Estou muito contente de estar aqui no Rio de Janeiro, nesse evento dos Prazeres da Mesa, com a MeuChope, como a ABRACERVA, e realmente trazer a gastronomia para junto das cervejarias", comemorou Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA). Entrevista completa no YouTube.




Democratização da Cerveja Artesanal

Sistema de autosserviço da InTap instalados nas chopeiras elétricas. A tecnologia InTap permite que o consumidor deguste a cerveja artesanal escolhida no volume que desejar e de forma autônoma por meio do aplicativo MeuChope. (foto: Bruno Laurindo)

A cerveja artesanal se caracteriza pela qualidade, localidade e história. Com o mercado em franco crescimento e representando uma oportunidade de negócio, ela ocupa somente 2% do mercado cervejeiro no Brasil. A cerveja artesanal tem suas vantagens quando o assunto é exclusividade, por exemplo: possuir identidade própria, pois cada rótulo carrega a história do criador, a mensagem emitida e uma receita; ter ingredientes nobres devido aos detalhes somados a um cuidadoso processo de fabricação; e oferecer diversidade, pois a produção pequena possibilita que o mestre cervejeiro brinque com temperos e ingredientes na formulação das receitas e sabores.


Durante o Mesa ao Vivo, empresários, cervejeiros e sommelièrs deram opiniões sobre a cerveja artesanal. Afinal, no mercado cervejeiro, as micros cervejarias artesanais são ou não importantes para o fomento da economia regional/local?


Para o CEO da cervejaria sustentável Masterpiece, André Valle, a tendência é que o mercado brasileiro tenha o mesmo crescimento do mercado norte-americano. Segundo o cervejeiro, no Brasil, o conceito de 'beba local' vai ser popularizar com um tempo. "Nós estamos no local, nós investimos no local, e a tendência é que nós sejamos abraçados pela comunidade", afirmou. Entrevista completa no YouTube.



Marcelo Carneiro, fundador da cervejaria Colorado disse que o mercado brasileiro artesanal é muito interiorizado. Segundo o empresário, são inúmeras cervejarias surgindo fora das capitais que estão abastecendo cidades do interior. "O futuro é ter mais cervejarias pequenas não indo tão longe, mais abastecendo seu bairro, abastecendo as pequenas cidades", reforçou. Entrevista completa no YouTube.



Mário Jorge, proprietário da cervejaria Matisse, concordou com André Valle e Marcelo Carneiro. O empresário foi objetivo e afirmou que a democratização da cerveja artesanal é um assunto importante. "Para muitas pessoas a cerveja artesanal ainda é pouco conhecida", lembrou. "Então qualquer trabalho que divulgue e leve a cerveja artesanal para um publico mais amplo é de grande ajuda pra gente e para o próprio público no geral, que vai poder conhecer e consumir uma cerveja de melhor qualidade", finalizou o cervejeiro. Entrevista completa no YouTube.




GALERIA



Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page