top of page

São Paulo recebe lançamento de 21 cervejas fermentadas com mandioca

Cervejas selvagens também serão tema de encontro internacional aberto ao público; no sábado (09), feira terá degustação de mais de 70 rótulos e venda direta de 30 produtores de todo Brasil


Por Daniel Navarro

Foto: Divulgação.

Após 12 meses de fermentação e maturação em barris de madeira, o Projeto Manipueira, que reúne dezenas de fábricas do todo o Brasil para a experiência inédita de fermentar cervejas com micro-organismos da mandioca, irá apresentar nesta quarta-feira (06), a partir de 16 horas, no Empório Alto Pinheiros, na capital paulista, os primeiros 21 rótulos do projeto coordenado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).


A manipueira, que dá nome ao projeto, é o líquido resultante da prensagem da mandioca para produção de farinhas e tapioca. A ideia da Abracerva com a ação é incentivar cervejarias locais a utilizarem a microflora de suas cidades para criar cervejas únicas, fermentadas por leveduras e micro-organismos selvagens, em busca do terroir da bebida no Brasil.


No evento serão apresentados 20 rótulos de cervejarias artesanais de oito estados e do Distrito Federal. A cervejas foram produzidas na mesma época, no início da primavera de 2022, e passaram pelo processo de fermentação lento, em barris de madeira, que é típico das cervejas selvagens. As brasagens da 2ª safra, que será lançada em 2024, já começaram.


"Teremos produções anuais de cervejas únicas e autênticas do Brasil o que é o início de um trabalho para o reconhecimento do segundo estilo brasileiro de cerveja, a Manipueira Selvagem”, explica Diego Rzatki, coordenador do projeto.


Apresentarão Manipueiras Selvagens no EAP as cervejarias Ade Bier (PR), Caatinga Rocks (AL), Cerveja Pestana (SP), Cervejaria Lobos / Funky Folks (PR), Cervejaria Prisma (SP), Cervejaria Tarantino (SP), Cervejaria Uçá (SE), Cozalinda (SC), Cruls (DF), Cybeer (SP), Fermentaria Local (SP), Hill Beer (MG), IFSP - Sertãozinho (SP), Marek Cervejaria Artesanal (RS), Nacional (SP), Piwo Cervejaria Rural/Botânica/Aurora (ES), Quinta do Belasca (SC), São Sebastião (MG), Trilha (SP), ZalaZ (MG), e Zapata Cervejaria Rural (RS).


"Estamos muito honrados em realizar esse evento e com muita expectativa no resultado das cervejas. É um momento emocionante na história da cerveja no Brasil," avalia Paulo Almeida, sócio do Empório Alto Pinheiros.


Encontro Selvagem


Na quinta e sexta-feira (dias 07 e 08), a Abracerva realiza, com o apoio do Conselho Federal de Química o evento, o II Encontro Selvagem. O evento é composto por palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommelièrs e diferentes profissionais do Brasil e do Exterior relacionados ao mercado. Os profissionais vão dialogar sobre cervejas ácidas complexas brasileiras e sul-americanas.


O evento será realizado na Cervejaria Tarantino no bairro do Limão e terá transmissão online a gratuita. Os ingressos presenciais podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde também está a programação completa do Encontro.


Feira de produtores


A 1ª Feira Selvagem será no sábado (09), também na Tarantino, com entrada a R$ 165,00, já no segundo lote, mais a taxa de conveniência, e dá direito a uma taça exclusiva para provar os mais de 70 rótulos de 30 cervejarias do Brasil e do exterior.


Cervejeiros de todo país estarão presentes também com objetivo de aproximar fabricantes de profissionais do setor de gastronomia como bares, empórios, hotéis e restaurantes. O evento abre 12h para estes profissionais e às 14h para o público em geral. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.



A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”.


Programação:


Dia 06 - Pré-Lançamento da 1ª safra da Manipueira Selvagem.

  • Local: EAP.

  • Início 16h.

  • Entrada franca.


Dias 07 e 08 de setembro - II Encontro Selvagem - palestras, workshops e mesas de debate.


Dia 09 - 1ª Feira Selvagem - Degustação e venda direta de 30 produtores.



Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page