top of page

Segundo campo privado de lúpulo é inaugurado no Espírito Santo

O primeiro campo privado de lúpulo foi lançado em 2022, na cidade de Viana (ES), durante evento no Sítio Cloves D’Oliveira, na localidade de Lapinha. (foto: Victor Andrade/Comunicação PMV)

Foi inaugurado no último dia 27 de abril, no município de Viana (ES), o segundo campo privado de lúpulo. O espaço fica na área rural de Jacarandá. A muda planta, que é a base da produção da cerveja, foi produzida no Viveiro Municipal e doada a mais um produtor, dessa vez o coronel Germano Wernersbach.


“É ótimo ter a oportunidade de desenvolver um projeto com a Prefeitura de Viana", comentou o proprietário do campo. "Temos que embarcar nos projetos desenvolvidos pelo município, todo o trabalho que está sendo feito é para nossa cidade. Viana está em fase de desenvolvimento há muitos anos e começar a fazer parte dessa história é uma honra para mim”, reforçou.


O Polo Cervejeiro de Viana é um projeto inédito, sendo o único no país que une turismo de experiência e atividade agrícola. Tal iniciativa busca construir uma rota de desenvolvimento e oportunidades para o município. De acordo com o prefeito, Wanderson Bueno, em Viana, o lúpulo será mais do que apenas o ingrediente principal para a cerveja, mas também fonte de turismo e renda em toda a cadeia produtiva cervejeira.


Wanderson Bueno, prefeito de Viana. (foto: Victor Andrade/Comunicação PMV)

“Estamos construindo um ciclo que vai de desenvolvimento econômico à qualificação profissional", ressaltou. "Hoje, inauguramos o segundo campo de lúpulo do município. Seremos, sem dúvida alguma, ainda neste ano, o maior produtor do Estado. Fizemos testes com várias espécies de lúpulo, testamos diferentes tipos de adubação e iluminação artificial, para serem entregues produtos de qualidade aos amantes de cerveja”, destacou o prefeito.


O secretário-executivo do Polo Cervejeiro, Francisco Sizino, informou que o plano da cidade é inaugurar um campo de lúpulo por mês, para tonar Viana uma potência na produção de lúpulo.


“Nosso trabalho vem rendendo resultados para o município e nos dá a certeza de que o projeto será um sucesso, o primeiro no país com objetivo de fomentar o turismo sensorial e a produção da cerveja artesanal completamente vianense", finalizou.




  • Texto original: Kaio Torres

  • Atendimento à imprensa Márcia Brito — Secretária de Comunicação Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo Kaio Torres - Coordenador de Comunicação Vitor Matias - Estagiário de Comunicação E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page