top of page

Semana da Cerveja Brasileira quer fomentar mercado nacional e internacional

Atualizado: 3 de mar. de 2023


Imagem do Concurso Brasileiro da Cerveja (CBC). Em 2023 o julgamento das amostras será no Don Concept Hall, enquanto a premiação ocorrerá no setor 3 do Parque Vila Germânica, dentro do Festival Brasileiro da Cerveja. O evento começa no dia 06 de março. Ambos fazem parte da Semana da Cerveja Brasileira. (foto: Daniel Zimmermann)

“Valorizar e fomentar o mercado cervejeiro" é o lema oficial da Semana da Cerveja Brasileira 2023, que acontece entre os dias 05 e 11 de março, no Parque Vila Germânica, na cidade de Blumenau (SC). São nessas datas, dentro da semana da Cerveja, que acontecem os principais eventos cervejeiros do Brasil, são eles: 1ª Conferência Internacional de Concursos de Cerveja, 2° edição da Comenda da Cerveja Brasileira Blumenau, 11° Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), Congresso Internacional da Cerveja (Conib), 7ª Feira Brasileira da Cerveja, e o 14° Festival Brasileiro da Cerveja.


Como pontapé inicial, o primeiro dia (05) começa com a 1ª Conferência Internacional de Concursos de Cerveja e também a 2° edição da Comenda da Cerveja Brasileira Blumenau. No dia 06 de março acontece o 11° Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), que é considerado um dos maiores do mundo.


Na edição de 2022 a competição contou com 3.635 amostras inscritas de 537 cervejarias de 21 estados do país. Já neste ano foram 4.085 amostras inscritas por 565 cervejarias de 25 estados brasileiros - 12% a mais que na edição anterior - a maior participação na história. “Agora estamos em praticamente todo o território nacional, com recorde de inscritos”, diz Juliana Oliveira, coordenadora geral do CBC. O evento termina no dia 08 de março.

A edição 2023 do CBC já conta com 4.085 amostras inscritas por 565 cervejarias de 25 estados brasileiros, 12% a mais que na edição de 2022. (foto: Daniel Zimmermann)

A partir daí, Blumenau passa a contar com o Congresso Internacional da Cerveja (Conib). Em sua 2ª edição, o Conib vai oferecer, aos profissionais do setor cervejeiro, a busca por novos conhecimentos nas áreas da ciência e do mercado. Palestrantes do mundo todo vão apresentar cases, permitindo a troca de conhecimentos. Em 2023 o congresso acontece paralelo à Feira Brasileira da Cerveja, ambiente perfeito para a realização de grandes negócios.



Em sua 7ª edição, a Feira Brasileira da Cerveja surgiu em 2016 simultâneo ao Concurso Brasileiro de Cervejas, e também ao já consagrado Festival Brasileiro da Cerveja. O objetivo da feira é aproximar as cervejarias presentes no festival aos fabricantes e produtores de insumos e equipamentos voltados ao segmento cervejeiro.


Também no dia 08 de março estreia mais uma edição do Festival Brasileiro da Cerveja. O evento vai até o dia 11 e é um dos principais fomentadores da cultura cervejeira do Brasil, consolidado como o mais importante do país, oferecendo mais de 1 mil produtos em mais de 100 estilos.


Em 2022, aproximadamente 28 mil pessoas passaram pelos pavilhões do Parque Vila Germânica. A expectativa para este ano é que o número aumente. “Nos consolidamos como uma referência mundial, um feito e tanto para o nosso país, diante de tanta representatividade”, comemora Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC), organizadora do evento.


Como dito anteriormente, o 14° Festival Brasileiro da Cerveja também acontece dentro da Semana da Cerveja Brasileira Blumenau e apresenta as novidades do mercado nacional e internacional, relacionando setores de bebida, gastronomia, hotelaria e cerveja, além de proporcionar a exposição e a degustação da grande diversidade de cervejas existente no país.



Serviços


  • O quê?: Semana da Cerveja Brasileira Blumenau 2023;

  • Quando?: 05 a 11 de março de 2023;

  • Onde?: Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC;

  • Endereço: R. Alberto Stein, 199 - loja 109 - Velha, Blumenau - SC, 89036-200.

Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page