top of page

Startup de tecnologia realiza seu primeiro festival cervejeiro 100% autônomo no Espírito Santo

Atualizado: 31 de jan. de 2023

MeuChope Festival vai expor as 30 melhores cervejarias capixabas, além de oferecer gastronomia, shows e espaço para entretenimento


por Bruno Laurindo

A 1ª edição do MeuChope Festival vai acontecer no Boulevard Shopping Vila Velha, na cidade de Vila Velha/ES. (arte: Agência Prosper)
Eco copo personalizado da MeuChope. (foto: banco de imagens MeuChope)

Outra novidade do festival são os copos. De acordo com os organizadores, não haverá copos plásticos disponíveis nos dias do evento. Sendo assim, o público presente pode levar o seu próprio copo térmico ou caneca térmica. Quem preferir, na hora do evento, pode comprar o eco copo exclusivo da MeuChope pelo aplicativo da startup. “O eco copo vai sair por um valor bem acessível para quem for ao evento”, diz Monique Barth, Marketing da MeuChope. “A pessoa entra no festival e, se quiser, compra logo o copo, que já vem acompanhado com o cordãozinho”, explica.


A organização do festival está por conta da Inspire Produções, empresa de eventos dos sócios empresários Fabrínio Fachinetti e Leonardo Castilho. “O objetivo é quebrar a barreira entre a tecnologia e a cerveja artesanal. A ideia é tirar esse pensamento de que evento de autosserviço é um evento frio, pois o público não tem contato com o cervejeiro”, explica Fabrínio. “Estamos fazendo um formato parecido com o Degusta Beer, no entanto, é um evento com tecnologia e para todos os gostos. Cada dia uma festa diferente. A gente quer atingir diferentes públicos”, finaliza o empresário que é especialista em eventos cervejeiros no Espírito Santo.


"O objetivo é quebrar a barreira entre a tecnologia e a cerveja artesanal". [Fabrínio Fachinetti]

O público que for ao MeuChope Festival vai encontrar, além das 30 melhores cervejarias artesanais do Estado, um ambiente repleto de novidades. “As pessoas vão se deparar logo na entrada com um túnel de LED. Ainda vamos ter um Insta 360 com tonéis instagramáveis no fundo para interação”, explica Ingrid Holzmeister, produtora de eventos da startup.

Tonéis instagramáveis produzidos pelo projeto ‘Sopa das Minas’. O projeto faz parte da Rede Mulheres Urbanas - grupo composto por oito mulheres artistas com objetivo de promover ações no cenário de arte urbana. (foto: Bruno Laurindo)

Os tonéis instagramáveis são produzidos pelo projeto ‘Sopa das Minas’, movimento grafiteiro da Grande Vitória criado só por mulheres. Durante o evento, esses tonéis vão estar presentes como fundo na cabine 360 (Insta 360). Neste caso, o público que for ao festival vai poder aproveitar à vontade esse espaço dedicado ao entretenimento.


Augusto Sato, COO da MeuChope, afirma que a proposta da startup com o festival é apresentar as cervejarias artesanais parceiras para o consumidor final, oferecendo um espaço igualitário com gastronomia e lazer. “Queremos dar visibilidade para a quantidade de cervejarias que a gente tem aqui no mercado capixaba. É a oportunidade de fazermos um grande festival com 30 cervejarias ao mesmo tempo, além de trazer atrações regionais de todos os estilos, provando que um festival cervejeiro pode ser extremamente democrático”, explica o empresário.



Primeiro Festival 100% MeuChope



Fundada em janeiro deste ano (2022), a MeuChope realiza seu primeiro festival, com torneiras 100% autônomas, após inúmeros testes em eventos produzidos por empresas parceiras. Bruno Medeiros, CEO da startup, lembra que a realização do MeuChope Festival era um desejo antigo. “A nossa vontade sempre foi essa: criar um evento com um número super expressivo de cerveja artesanal local”, diz. “São 60 torneiras para 30 cervejarias. É o primeiro evento nosso, com torneiras 100% autônomas, com pagamento 100% dentro do APP”, afirma.


Ainda sobre o festival, o empresário destaca a importância de valorizar a economia local investindo também nas apresentações e na culinária regional. “Além da cerveja artesanal, o MeuChope Festival vai trazer o melhor da música capixaba baseando-se na cultura regional que é outro ponto bem importante que a gente valoriza muito”, ressalta. “Esse é o nosso objetivo: oferecer para as pessoas elementos locais que possam ser valorizados, como a gastronomia capixaba, por exemplo, que é rica e tem um público fiel", destaca Medeiros.


"É o primeiro evento nosso, com torneiras 100% autônomas, com pagamento 100% dentro do APP". [Bruno Medeiros]

Bruno Medeiros e Augusto Sato - Sócios fundadores da MeuChope.com. (foto: Bruno Laurindo)

Quando o assunto é mercado, Augusto Sato espera que o MeuChope Festival dê, ao público presente, uma experimentação entusiasmante. “A expectativa para os seis dias de evento é de querer mostrar para as pessoas que o festival, de forma autônoma, pode gerar uma experiência inovadora para o mercado cervejeiro”, diz. “Mercado onde cada consumidor possa servir-se da quantidade de chope que quiser, podendo degustar todos os produtos disponíveis para ele”. explica o COO.



Aplicativo MeuChope


No aplicativo da MeuChope, o consumidor consegue comprar chope com até 10% de desconto. (foto: Bruno Laurindo)

A MeuChope.com é uma startup de tecnologia cervejeira que produz válvulas que permitem a utilização dos equipamentos cervejeiros de forma autônoma. Neste caso, o consumidor tem total autonomia de escolher o chope que quiser e a quantidade que quiser sem ter que enfrentar filas e sem ter que depender de garçons. Sendo assim, o cliente utiliza o próprio smartphone para fazer a escolha dos chopes disponíveis no local onde ele se encontra.


Para o MeuChope Festival, haverá duas formas para a compra do chope: a compra direta pelo QR Code, que vai estar em cada torneira disponível no paredão de chope ou pelo aplicativo da própria startup.


"No APP o consumidor tem algumas regalias". [Silas de Moraes]

"As duas opções são ótimas, mas no app o consumidor tem algumas regalias" - Silas de Moraes (foto: Bruno Laurindo)

Segundo o CTO da MeuChope, Silas de Moraes, as duas opções são ótimas, no entanto, o aplicativo traz mais vantagens na hora da compra. “No APP o consumidor tem algumas regalias como: compra de chope mais barato e compra de produtos exclusivos da MeuChope”, diz. “Também pelo aplicativo o cliente consegue utilizar o mapa onde ele encontra todos os pontos que já possuem a tecnologia MeuChope, por exemplo, o próprio Shoppings Boulevard, condomínios, entre outros locais”, afirma o especialista.


Ainda de acordo com o CTO, o aplicativo da MeuChope aceita três formas de pagamentos: o Picpay, o PIX (qualquer banco) e cartão de crédito (qualquer bandeira). “Para usar o cartão de crédito, primeiro o consumidor precisa cadastrar o cartão com as informações solicitadas para que o cartão possa ser validado", explica. "Já no Picpay, o cliente precisa abrir o APP do Picpay. No PIX, o usuário usa o mecanismo do PIX - copia e cola - clica em colar e confirma o pagamento. O sistema do APP vai autorizar mostrando o saldo atual do cliente", finaliza De Moraes.



Eco copos MeuChope

Os eco copos personalizados da MeuChope serão vendidos durante o evento no Boulevard Shopping Vila Velha. (foto: banco de imagens MeuChope)

A MeuChope vai oferecer a oportunidade de compra dos eco copos para quem for ao festival. Segundo Augusto Sato, a empresa tem uma dinâmica ecológica com propósito de levar chope direto do barril para o consumidor final, evitando recipientes como garrafas pet, copos plásticos, entre outros tipos de materiais apropriados para armazenamento do produto. “Não seria correto fazer um festival em que gerasse uma quantidade de lixo muito grande”, afirma. “Então a gente optou por trabalhar com eco copos porque, além de ser ecologicamente correto para o evento, acaba também ficando uma lembrança para os clientes que vão frequentar o espaço e vão levar para casa o eco copo, podendo reutilizá-lo posteriormente”, finaliza o COO.


"Os eco copos vão ficar como uma das lembranças do festival". [Augusto Sato]

Ainda de acordo com o empresário, a intenção da startup cervejeira não é lucrar sobre a venda dos eco copos, mas de querer passar uma mensagem para que o público possa utilizar e reutilizar os eco copos sem nenhum tipo de contratempo. Outro ponto interessante é que o festival também vai permitir a entrada de copos térmicos e canecas térmicas.



Cervejarias Parceiras


Paredão de chope com as 30 melhores cervejarias artesanais capixabas. (foto: Bruno Laurindo)

30 cervejarias artesanais capixabas vão estar presentes no festival. Cada cervejaria terá duas torneiras disponíveis com a tecnologia MeuChope. Serão 60 rótulos para degustação. As cervejarias presentes no evento são: Barba Ruiva; Convento Cervejaria, Kingbier; Buena Vista; Casa Grossa; Fratelli Reggiani; Casa 107; Piwo; Grecco; Tarvos; Fatto a Mano; Loveland; Trarko; Nobat; Kastle Hops; Moondogs; Piabier; Moro; Três Torres; Berger Bier; Arapuca Beer; Loro Loco; Mythos; Serpentária; Dushi; Altezza; Azzurra; Speranza; Black Rock Beer; e Brusk.



Gastronomia


O festival vai apresentar também quatro operações de comida, que vão estar presentes no local. São elas: Casa do Torresmo, O Senhor dos Pastéis, Mandando Brasa, e Mister Frango.




Atrações Musicais


Saulo Simonassi é uma das atrações no segundo dia de festival (quarta-feira, 7 de setembro). O músico promete muito Rock'n'roll para o público que for ao evento. (foto: Bruno Laurindo)

Dezesseis atrações musicais com seis estilos diferentes são esperadas para os seis dias de festa. Entre elas estão: Mug, Samba Criolo, Macucos, Saulo Simonassi, Dona Fran, Samba Soul, Pele Morena, Dudu MC, e PTK. De terça a sexta-feira os shows começam a partir das 20h; sábado e domingo as apresentações terão início às 19h.




Serviços


  • O quê: MeuChope Festival

  • Onde: Boulevard Shopping Vila Velha

  • Quando: 06, 07, 08, 09, 10 e 11 de setembro de 2022

  • Horário: Terça a domingo às 17h

  • Endereço: Rodovia do Sol, 5000 - Itaparica, Vila Velha - ES, 29103-900


Posts recentes

Ver tudo

Siga as nossas redes e fique por dentro de tudo do

mundo cervejeiro!

  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
bottom of page