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Tecnologia MeuChope: opção para o mercado cervejeiro nacional

A proposta do autosserviço tem se consolidado como um canal importante para as cervejarias. (foto: Bruno Laurindo)

O território capixaba se sobressai no segmento da inovação e tecnologia cervejeira. Para fomentar o mercado, levando a cerveja artesanal a lugares onde o consumo é baixo, a MeuChope.com - startup de tecnologia que produz válvulas para autosserviços - democratizou o chope em todo território capixaba, facilitando o acesso para o consumidor final.


Sendo assim, a startup oferece equipamentos para autosserviços, utilizando torneiras 100% autônomas, em parceria com várias cervejas capixabas. Neste caso, o cliente retira o chope escolhido, por meio de QR Code ou aplicativo, utilizando o smartphone; o pagamento é via Pix, Picpay, PayPal ou cartão de crédito.


Para o COO da MeuChope, Augusto Sato, o objetivo é promover as microcervejarias e popularizar o consumo de chope no Espírito Santo e no Brasil. “O que a gente faz é vender direto da fábrica para o consumidor local, fortalecendo, cada vez mais, as microcervejarias”, explica o empresário.


A proposta do autosserviço tem se consolidado como um canal importante para que as cervejarias possam fazer essa venda direta. Vale lembrar que a MeuChope disponibiliza a sua tecnologia sem a cobrança de mensalidade. Tal iniciativa tem a finalidade de facilitar o acesso, atraindo novos consumidores e fortalecendo a economia local de cada região do Brasil. .


Na imagem a seguir, Augusto Sato mostra os números da MeuChope em 2022.


“Neste gráfico de autosserviço da MeuChope.com podemos ver que, somente em 2022, tivemos um crescimento de mais de 580% de novos cadastros de usuários”.


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A MeuChope apostou em duas modalidades de pagamento - Pix e App -, pois acredita que o novo usuário - aquele que ainda não conhece a tecnologia cervejeira para autosserviço - ache supérfluo baixar um aplicativo só para consumir um copo de chope. Entretanto, após utilizar o App pela segunda vez e, assim por diante, conhecendo melhor a tecnologia, o cliente enxerga a vantagem em baixar o aplicativo, pois ele passa a degustar os chopes pagando por ml.


“Esse outro gráfico mostra que 47,55% das compras foram feitas pela leitura do PIX diretamente pelo app do Banco, enquanto 52,45% foram de usuários que baixaram o aplicativo da MeuChope”, explicou o COO.


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Outra vantagem da compra por autosserviços utilizando o aplicativo são os equipamentos com tecnologia embarcada que funcionam 24h. “O consumo não fica concentrado apenas no happy hour. Aliás, esse resultado é bem interessante aos domingos, dia que muitos locais estão fechados”, lembra.


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Neste gráfico é possível ver que a maioria dos usuários tem entre 26 a 45 anos. Mas, a partir deste resultado, é interessante saber que o gráfico também mostra os usuários com mais de 55 anos que usam a tecnologia da MeuChope. Para Sato, isso esclarece que os consumidores nesta idade se adaptaram rápido com a tecnologia cervejeira para autosserviço.


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O empresário entende que o entrosamento pode ser um reflexo do ‘novo normal’. “Talvez a explicação esteja na experiência de compras por meio de QR Code e App pós pandemia”, diz. “Dos locais em que a cerveja artesanal é consumida, o maior volume está em eventos seguidos de brewpubs e condomínios”, finaliza.


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